
Hoje peguei o metrô na direção zona sul/zona norte, na estação Cantagalo, às 18h40, e presenciei, mais uma vez, o caos.
Ele já chegou cheio na Cantagalo, segunda estação da linha 1 nesse sentido, vindo da recém-inaugurada General Osório. Quando parou na Siqueira Campos, a terceira, deu-se a superlotação: uma multidão vinda da praia ou do trabalho invadiu os vagões.
E a situação só piorou nas estações seguintes. Estávamos todos amontoados, sufocados pelo calor, assustados: mães com crianças de colo, senhoras, deficientes, homens, mulheres, adolescentes.
Saltei no Largo do Machado, após enorme dificuldade de chegar à porta de saída. Penso nos que seguiram viagem, em meio àquela situação absurda e perigosa.
O que está acontecendo, afinal? Por que o Metrô, há meses, não atende à demanda de passageiros? Atrasos, superlotação, vagões e estações sem ar condicionado viraram rotina.
Que órgão deve fiscalizar esse desserviço, prestado pela empresa licitada para operar um transporte de massa fundamental para a população? E por que não fiscaliza? Se fiscaliza, por que não multa? Se multa, por que não se recolve? Os termos da licitação estão sendo obedecidos? Por que não há uma política de comunicação séria e sistemática do poder público e da empresa, direcionada aos usuários, esclarecendo o porquê de tamanha confusão? Até quando a situação vai perdurar?
E a população, como sempre, passiva, não vai se manifestar? Quantos aderiram à proposta de boicote ao metrô por um dia, em dezembro passado?
Eu aderi, mas soube, no dia seguinte, que fui uma das poucas.
Atenção:
- A situação fica fora de controle com os vagões superlotados.
- Quem viaja no sentido zona sul/zona norte enfrenta essa situação diariamente, há muito tempo, em vários horários.
- O sentido zona norte/zona sul também está caótico, há tempos.
- A multidão não pensa. Qualquer dia, acontecerá uma tragédia.
- Não é justo com a população, que paga impostos, esse tipo de tratamento.
Eu estou louca, ou isso não é óbvio, ou o legal é mesmo deixar pra lá e curtir a vida?
é isso mesmo ! o que adianta abrir várias estações e não aumentar o número de carros ?
ResponderExcluirCom o calor que está no Rio , o metro seria uma ótima solução de transporte , mas acaba sendo uma odisséia !!!
Gabi, posso discordar? (rs) A multidão pensa, mas não se interessa por qualquer coisa.
ResponderExcluirDois chutes para responder à pergunta sobre o fracasso do boicote:
1) Os passageiros, digamos, zona-sul não boicotaram porque têm uma vida muito boa - mesmo quando não sabem disso - e não querem se aborrecer além do necessário. Se o metrô lhes levar ao limite da paciência, eles podem ir pro trabalho nos ônibus vazios que circulam entre a região e o Centro, muitos dos quais com ar-condicionado e todos com tarifa mais barata que a do metrô. Ou pegam o carro e dirigem por 10-20 minutos vendo uma paisagem bacana.
2) Os passageiros que vêm de Deus-me-livre não boicotaram porque não encontraram condução melhor e mais barata que o metrô lotado, para ir ao serviço no dia. E se se atrasassem muito, a patroa ou o patrão ia chiar e dizer, sem titubear, que eles não gostam de trabalho. Mas como o desrespeito tem limite, um dia alguém exaltado promove um quebra-quebra e muitos aproveitam para descontar suas frustrações nos vidros das bilheterias ou, quem sabe, naquelas cadeirinhas brancas de plástico.
Beijo do Leandro.